Música e ensino de língua
A industria musical e o próprio conceito de música têm se transformado grandemente nos últimos anos, especialmente com a influência do ambiente digital. Exemplo próximo foi a escolha da imagem que você vê acima: digitei a palavra music no campo de pesquisa do Google, essa foi a segunda imagem que apareceu, precedida por uma imagem do ícone do app de música da Apple, iTunes. É muito significativo que o novo rosto da música nos nossos dias sejam os aplicativos de reprodução musical, como iTunes, YouTube, Spotify e tantos outros, demais pra mencionar. A internet virou o mercado da música de cabeça pra baixo, falindo a mídia física por medo da pirataria, levando os artistas e bandas a migrar seu acervo e liberar novos lançamentos no ambiente digital. A própria produção musical foi totalmente alterada pelos dispositivos digitais, que permitem que se produza um álbum de dentro de um quarto.
A despeito da discussão do quanto o ambiente digital "estragou" o mercado musical para artistas, existe alguém muito beneficiado por essa chamada "democratização" da música: o consumidor. (Entenda o termo "democratização" entre aspas pela discussão da manipulação das redes e dos privilégios encontrados no mercado digital, mas isso é assunto para outra hora)
O antigo consumidor, hoje podendo ser chamado apenas de usuário, tem acesso a um acervo musical como nunca antes na história. Músicas do século passado, dos lugares mais longínquos imagináveis, não há limites para onde seu acesso possa chegar. Essa liberdade é sem duvida uma dádiva dos nossos dias, proporcionada pelo compartilhamento da música no ambiente digital.
E onde está situado o ensino de língua no meio de tudo isso?
Aaah, está exatamente no meio de tudo isso.
Digo isso como alguém que há cerca de 10 anos atrás aprendeu muito inglês ouvindo músicas diversas, lendo as letras, aprendendo sobre as bandas, vendo os vídeos e tudo mais. Imagina o poder que a música tem para o ensino de música 10 anos depois, com o advento dos aplicativos de streaming de música e o crescente uso do YouTube para compartilhamento de música. Há muita relação entre aprender uma nova língua e música. Não digo que apenas a música fará todo o trabalho, embora também não afirme o contrário, mas o aprendizado motivado, comprovadamente mais eficiente que o desmotivado, encontra lugar na apreciação musical.
Portanto, quando na última sexta feira, dia 17 de maio, o grupo da apresentação de seminário sugeriu o uso de aplicativos que fazem paródias com músicas conhecidas e a fala, eu não tive dúvidas de que isso funcionaria facilmente na sala de aula. Pela experiência que tenho como educador, a música tem um efeito fantástico no aprendizado, e a produção de uma paródia em que os próprios alunos ouviriam suas vozes misturadas às músicas, faria um sucesso enorme, com certeza.
Parabéns ao grupo pela ideia, pois a vida regada à musica será sempre melhor!
Rock on
Comentários
Postar um comentário