A Febre dos Podcasts


O podcast está mais vivo do que nunca!!

Essa mídia digital, que não tem nada de nova, ganhou um combustível em sua circulação de cerca de 2 anos para cá. Lembro-me de ouvir falar de podcasts pela primeira vez em meados de 2010, quando já tinha um público fiel, porém reduzido, comparado à outras mídias digitais. Mas a febre dos podcasts tomou conta da rede, e de maneira como eu não tinha visto ainda.

Para quem desconhece a mídia, o podcast funciona semelhantemente ao rádio, sendo uma transmissão de áudio, com programas temáticos lançados num certo período de tempo. A circulação desses programas pode variar e não possui apenas um ambiente de veiculação. Pelo contrário, qualquer endereço da web pode ser hospedeiro dos programas, bem como apps de compartilhamento. O Spotify, por exemplo, também aderiu recentemente a circulação de podcasts, e tem feito bastante sucesso.

Há quem possa questionar o sucesso da mídia, já que tem geralmente uma longa duração (com programas de 20 min a 3 horas), é apenas em áudio, parecendo bem menos atrativo que os famosos vlogs. Porém, além do público fiel, o crescimento nos segmentos e temas que os programas têm abrangido e a facilidade de consumo durante percursos do dia a dia, como a ida ao trabalho, de transporte coletivo ou privado, ajudou a popularizar o formato.

Para agregar mais ao assunto, joguei no Google exatamente o que estava imaginando: a febre dos podcasts. E me deparei com esse artigo na web:

https://www.choveu.com/a-febre-dos-podcasts/

O artigo é extremamente interessante, pois apresenta dados numéricos, fala do consumo de podcasts no Brasil, sobre o crescimento e profissionalização da mídia, e, o mais interessante, sobre como os produtores de conteúdo têm lucrado com a mídia. Nada de muito novo, mas informações concretas sobre um assunto que muitos ainda não sabem nada a respeito.

Porém, o que realmente chamou a atenção foi a jogada de marketing dentro do artigo. O site é de um agência de marketing digital, uma empresa que produz exatamente o que artigo se propunha a falar: podcasts on demand. Ou seja, programas que tenham como fim anunciar um produto ou marca, requeridos por uma empresa para outra empresa anunciar.

BOOM!

Marketing ligeiro, disfarçado e bem pensado bem na sua cara.

Isso demonstra ainda mais o crescimento dos podcasts no ambiente digital, que exerce extrema influência sobre o mercado como um todo hoje.

Eu não sou um ávido consumidor da mídia, embora ache super válida e interessante. Se você é desses que enjoa rápido de ouvir música no caminho de volta para casa e não consegue curtir ouvindo uma rádio, existe uma gama imensa de podcasts a disposição para escolha, inclusive podendo ser MUITO usado para aprender uma nova língua (a quantidade de podcasts em inglês deve ser a maior do mundo). 

Enjoy it!  

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